sábado, 21 de dezembro de 2013

"Quando a gente ama" o teatro, o samba, a cor

“Quando a gente ama” faz uma declaração de amor, ao som das canções de Arlindo Cruz e parceiros. A peça traz no título o verso de uma delas (“O que é o amor”), reunindo encontros e desencontros de casais, numa homenagem ao bardo de Madureira. O musical, com texto e direção de João Batista, está no Teatro Sesc Ginástico, no Centro do Rio de Janeiro, até 22 de dezembro. A montagem vai na contramão dos musicais da cena carioca em 2013, homenageando um artista vivo.

Elogiado pela crítica teatral, o espetáculo conta com oito atores afinados. Wladimir Pinheiro, Vilma Melo, Patrícia Costa, Milton Filho, Jéssica Moraes, Édio Nunes, David Junior e Cris Vianna atuam, cantam e sambam, no ritmo dos altos e baixos das relações amorosas. Fazem rir a maioria e chorar os mais sensíveis, nas cenas menos iluminadas, com a luz entrando pelos cobogós cenográficos.

O elenco é acompanhado por cinco músicos: Marlon Júlio, Marcos Passos, Léo Antunes, Felipe e Fabinho D'Lélis. “Quando a gente ama” tem 12 músicas e dez histórias curtas, relacionadas às canções de Arlindo, como autor ou intérprete. Foram escolhidas no repertório das mais de 500 composições do homenageado e de parceiros, como Zeca Pagodinho, Sombrinha, Maurição, Luiz Carlos da Vila, Fred Camacho, Almir Guineto e Arlindo Neto.

“Nossa intenção é lançar um olhar diferente sobre a ideia de musical brasileiro, usando como ponto de partida a obra de um do nossos mais populares compositores”, conta João Batista, autor da peça e fundador da Cia Dramática de Comédia. “Ficou muito lindo”, agradece o homenageado Arlindo Cruz.

A companhia tem 20 anos de trajetória premiada. Já produziu “Chagall, o poeta com asas de pintor”; “A caolha”; “A história de Romeu e Julieta”; e “O homem da cabeça de papelão”, espetáculo incluído na lista dos dez melhores de O Globo e indicado para o Prêmio Shell 2008 na categoria direção musical, com Marcelo Alonso Neves. Em “Quando a gente ama”, a direção musical e os arranjos também são de Marcelo.

A equipe de criação traz também Renato Machado (iluminação), Paula Leal (preparação vocal), Mauro Leite (figurinos), Doris Rollemberg (cenografia), Dani Cavanellas (coreografia) e Cleiton Rasga (assistência de direção). A produção da montagem é da Sábios Projetos, com patrocínio da Eletrobras, através do Ministério da Cultura.


Na foto de Marcus Gullo, os atores David Junior, Jéssica Moraes, Édio Nunes, Patrícia Costa, Milton Filho, Cris Vianna, Wladimir Pinheiro e Vilma Melo: afinados e apaixonantes.